Saturday, February 13, 2016

Mas será que ninguém acaba com isto!?

Passou o Carnaval... mas os vestígios das brincadeiras ainda não.




























Tirei estas fotografias na rua, em Algés, mas podiam ser em qualquer lugar... Basta olhar para o chão.


A propósito das brincadeiras de Carnaval (que continuaram ao longo da semana), aproveitei para falar com os alunos sobre o problema dos balões. Levei para a escola uma caixa cheia de balões que tenho encontrado nas praias e mostrei-lhes algumas fotografias dos balões no momento em que os encontrei (ainda na praia). Expliquei-lhes como é q os balões vão para à praia e as consequências disso acontecer.
A certa altura, uma menina fica assustadissima e disse "Aaaii..., acho q aquele balão branco era nosso!! é que no dia da paz largamos balões aqui na escola..." (Cascais)
Coitados dos miúdos... Tive q desdramatizar a coisa para não ficarem a sentir-se culpados mas fiquei perplexa. COMO É QUE AINDA SE FAZEM LARGADAS DE BALÕES NAS ESCOLAS?! COMO?! De quem é a responsabilidade de formar/informar professores e responsáveis de escolas?

Já falei sobre este assunto aqui. Não vou fazer mais discursos, nem mostrar imagens das consequências destas inocentes e coloridas brincadeiras porque já há quem o faça, e muito bem... (ver: Ballons Blow). A única coisa que posso dizer é que a viagem dos balões, para além da viagem aérea, pode ser uma viagem via sargetas... como a das beatas. (expliquei aqui).

No comments: