Thursday, March 17, 2011

Fim de semana cheio de actividades para a família!!!

Sábado - LIMPAR PORTUGAL 2011
19 Março - entre as 10h e as 13h
Abano (Guincho, Cascais)
Mais pormenores, aqui


Domingo - DIA MUNDIAL DA POESIA
20 de Março - entre as 11h e as 19h
CCB
Mais pormenores, aqui

Com uma chamada de atenção especial para os ateliers dos meus irmãos :)
(e não, não recebo comissão pela publicidade... mas se calhar devia...)

--> Rios e Regatos
Instalação de Poemas Instantâneos.
Orientação Leonor Pêgo / Vanda Vilela
Formas, linhas, cores, sons, figuras, sentimentos sugeridos pela pintura de Mário Botas encontrarão as palavras certas que os guardem inscritas em pedras de formas variadas, construídas pelos visitantes. Numa continuada relação com este autor, estas “pedras-palavras” vão depois encontrar o seu lugar algures no meio do excerto da poesia de Mário Botas, situado no rio azul da sala: as pedras são o leito do nosso rio e as palavras a sua alma.

--> Das Coisas Nascem Coisas
(e às vezes poemas)
Partindo do título do livro de Munari “Das Coisas nascem Coisas”, vamos criar 5 oficinas orientadas para a criação de objetos poéticos, sejam eles imagens, construções, palavras, frases ou poemas inteiros. As atividades vão ter como ponto de partida alguns dos livros editados pelo Planeta Tangerina e nelas poderão participar crianças e adultos de todas as idades.

1 Deram à costa coisas estranhas
Sobre a areia da praia, escrevemos frases, alinhando os objetos como nos soarem melhor. (oficina inspirada no livro Um dia na praia, de Bernardo Carvalho)

2 A pessoa-puzzle
Vamos construir uma pessoa-puzzle desenhando num cartão uma peça do corpo humano a partir de uma palavra pista. (oficina inspirada no livro Cá em casa somos, de Isabel Minhós Martins e Madalena Matoso)

3 As palavras desocupadas
As palavras desocupadas procuram emprego.
Encontrem lugar para elas no nosso mundo.

4 Convidados para a Festa
(que ninguém esperava)
A partir de silhuetas feitas de cartão vamos criar convidados inesperados para esta festa da poesia. (oficina inspirada no livro Os habitantes do Planeta Tangerina)

5 Coisas que levo comigo
Dentro de uma mala de viagem guardamos as palavras preferidas ou objetos que fazem parte de nós e dos quais nos custa separar.

No comments: